Podcast

EDITAL EMERGENCIAL SESC

"A Reinvenção da Criação"

 

Proposta de gravação e montagem de uma série de 3 Podcasts intitulada “A Reinvenção da Criação”. Serão 3 mulheres convidadas com a moderação de Thaís Aguiar e Andrea Maciel. Sob o critério de participação “ser mulher imersa em criação artística fora de casa”. Os programas apresentarão uma abordagem teórica acerca da criação artística em terra estrangeira.

 

A frase do filósofo tcheco radicado no Brasil, Vilém Flusser: “O estrangeiro é a janela através da qual o nativo pode ver o mundo” irá permear os programas possibilitando os ouvintes à compreensão dessa condição de que “estar estrangeira” é só uma parte destas mulheres que carregam consigo uma potência criadora seja qual for o caminho percorrido e o destino escolhido.

 

A criação exige mais que uma densidade afetiva pelo fazer artístico, uma expansão da consciência e abertura da percepção sobre a realidade. Numa nova rotina criamos novas imagens e associações diferentes daquelas com as quais estamos habituadas. As experiências no novo país nos impulsionam a sair da zona de conforto, ou nos paralisam desencadeando um processo de desaparecimento do Ser. Portanto há que ser forte e enfrentar o grande desafio de quebrar os próprios padrões e ousar lançar-se no desconhecido, começando pelo olhar para dentro de si mesma. E então descobrir qual é o lugar íntimo de resiliência, de inspiração, de potência, de forma que esse encontro consigo mesma seja fundamentalmente conectado com o sentir autêntico do próprio coração. Descobrir um novo cotidiano possibilita um mergulho no silêncio que pode ser um incrível instrumento de transformação desta arte que habita nestas mulheres, abrindo caminhos para um novo mundo.

 

Refletir e questionar este lugar de criação, em especial para as mulheres, é uma necessidade urgente nos dias atuais. Vivemos tempos em que é necessário criar novas perspectivas de vida. Nada mais instigante que ouvir mulheres que estão nesta busca ou já se reinventaram artisticamente, para inspirarem outras mulheres nestes momentos com tantas incertezas. Aliás “incertezas” são parte desse desconhecido que estas mulheres corajosas insistem em  experimentar. 

Corpo, pele, ancestralidade e experiências. Mulheres múltiplas e diversas, de cores e origens diferentes que tem a criação como prática cotidiana, seja no segmento artístico onde atuam, seja na história que constroem diariamente neste campo fértil da imaginação de uma outra realidade. A arte é um generoso instrumento que possibilita vislumbrar um outro futuro

 

Podcast é uma excelente ferramenta para espalhar ideias e propor questões. Esta série, feita e conduzida por mulheres com experiências neste cenário, objetiva refletir o fazer artístico, a construção e conquista de espaços de criação, o diálogo com o desconhecido, a reafirmação de quem somos, de nossa ancestralidade e sobretudo a capacidade de emergir em momentos de escassez. Nossa proposta consiste em compartilhar princípios contidos nos processos criativos artísticos de modo que cada um possa se apropriar deles e aplicá-los a própria vida e a criação de um cotidiano capaz de se renovar continuamente. Lembrando que somos todos um único organismo vivo, múltiplos em possibilidades e sempre em movimento. 

THAIS AGUIAR ZELLER

Superior em Artes Visuais, Cenógrafa profissional, com Especialização em Cinema e Mestrado em Relações Interculturais UAB - PT Universidade Aberta de Lisboa
Coordenadora geral do Cine Brasil Marginal | Mostra de cinema que acontece desde 2017 em Zurique e Curitiba - Cinemateca
Longa atuação em Audiovisual, que contempla Rádio e Vídeo/Cinema - Suíça e Brasil. Dirigiu o documentário “A Linha - Matéria e Sentidos”, um importante registro poético das estradas de ferro do Paraná. Trabalhou por 6 anos na Rádio Educativa do Paraná como produtora e coordenadora de produção das Emissoras AM e FM.
Na TV Educativa do Paraná  atuou no Setor de criação e produção. Produz e apresenta o programa Pausa Café - Zurique e Brasil (Radio LoRa e Rádio Educativa do Paraná) - Desde 2008.
Rádio LoRa (Lokal Radio)- Zurique - Suíça - integrou a diretoria - 2016 a 2017.
Podcast Primeiro Meias - Com os cineastas Virgínia de Ferrante e Cesar Barbosa - desde maio 2019 (Spotify)

www.andreamaciel.net

 

Andrea Maciel atua há mais de 30 anos em cultura e educação e acredita na importância da arte como um veículo de transformação capaz de produzir memória cultural. Coreógrafa, bailarina, fundadora e diretora da AMCD Cia. de Dança, Rio de Janeiro (1995-2009) é conhecida por suas obras transdisciplinares destacando-se por suas criações em videodança. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008-2014) criou o projeto Cia. Universo Paralelo reunindo alunos das faculdades de dança, artes, música e comunicação. Atualmente vive e trabalha entre Rio de Janeiro e Zurique como artista autônoma e professora de ballet, dinâmica muscular e dança contemporânea. Dedica-se a pesquisas sobre filosofia e espiritualidade e ao seu novo projeto de criação intitulado “Coração na mão”. O trabalho celebra a vida e a liberdade e traz reflexões sobre a necessidade de evolução do ser humano, fazendo uma crítica ao egoísmo e a normatização da violência em suas diversas formas de manifestação.

ANDREA MACIEL

áudios

curadoria entrevistas

Edith de Camargo

Natural da Suíça, mora em Curitiba/Brasil desde 1995.

É cancionista e compõe trilhas sonoras para teatro, dança e cinema. Tem trabalhado com música ao vivo e atriz coadjuvante em peças de teatro nos últimos dois anos. Tem três CDs gravados com o grupo Wandula e três solos; “Lîla” (2000), ‘’Couleurs du temps’’ (2003) e “Sing Song” (2013).  Se apresenta ao piano ou com músicos convidados em seus projetos de canções. Foi contemplada com os prêmios paranaenses Gralha Azul e Saul Trumpet em diversas categorias. Atualmente prepara um novo solo: “O que uma canção pode fazer pra você?/what can a song do to you?”

Paralelamente ao trabalho artístico Edith é pesquisadora da voz. 

Silvana Mariani

 

Brasileira, educadora musical,  tendo trabalhado por longas anos com crianças, unindo o teatro,  a poesia e a música nos processo de criação com os alunos, procurando sempre desenvolver um senso crítico e olhar  sensível para arte, matéria prima da vida espiritual. Atualmente tem residência em Frauenfeld, Suíça e está realizando um doutorado em cinema na Universidade de Coimbra, pesquisando a relação entre ética e estética na obra do cineasta chileno Patricio Guzmán.

Rosana Paulino

Artista visual, pesquisadora e educadora. Destaca-se por fazer da imagem impressa um meio estruturador de seu pensamento visual, desdobrando-a em diferentes linguagens. Desde os anos 1990, investiga questões que eram pouco discutidas no cenário artístico brasileiro, como gênero, identidade e representação negra. Rosana mergulhou em estudos em Londres, EUA e Itália. Em muitos trabalhos de Paulino, paira um desejo de redenção simbólica, ao expor as fraturas existentes nas tradicionais representações de indivíduos marcados pela escravidão. Para resgatar fragmentos de identidades expropriadas, recorre ao diálogo com a representação etnográfica que, se por um lado é fruto do olhar do colonizador, por outro, guarda rastros que permitem indagar pelo “outro” na história.

Paula Chieffi

Psicóloga e psicoterapeuta, mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) e doutora em Educação (USP). Investiga como a escuta engendrada na prática clínica pode se aliar aos múltiplos processos de criação e forjar palavras e gestos ancorados no desejo e no pulso vital. Pesquisa as relações entre corpo, palavra e dança no Núcleo Paus. Viveu cerca de 2 anos em Zurique. https://www.instagram.com/nucleopausa/ 

THAIS AGUIAR ZELLER

RUA BENJAMIN CONSTANT, 67 | 1402

WWW.GAUMEN.COM.BR